Mangualde tornou-se este ano a primeira fábrica em Portugal a produzir viaturas 100% eléctricas em grande série, um movimento essencial para agora alcançar o maior volume de produção na sua história.
Estão previstas 86.000 viaturas fabricadas até ao último dia de 2024, um aumento de 2% face a 2023, até à data o melhor ano de produção da instalação fabril.
Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explicam que a Stellantis Mangualde representou 26,2% dos veículos produzidos no nosso país, com 95,5% desse volume destinado à exportação.
Primeira fábrica de montagem de automóveis estabelecida em Portugal, em 1962, o centro de produção de Mangualde já produziu mais de 1,8 milhões de veículos de 24 modelos diferentes.
Este ano fica marcado pelo início da produção de viaturas 100% eléctricas, com a criação duma nova linha de montagem de baterias para as viaturas ali produzidas.
Dali sai agora uma gama de oito viaturas totalmente electrificadas de quatro das marcas do grupo nas variantes de turismo e comerciais ligeiros: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo Electric, e Peugeot E-Partner e E-Rifter.
A fábrica tem uma força de produção composta por cerca de 900 colaboradores divididos por três turnos para uma produção média diária de 370 viaturas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: